sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dúvida


  

Muitas coisas me intrigam nessa vida. Coincidências são algumas delas. Eu sempre pensei em escrever, na verdade, eu tenho escrito faz tempo, escrever me dá uma boa sensação de liberdade. Algumas semanas atrás, um amigo me perguntou se queria escrever para o blog, que coisa legal. E o mais legal, eu não disse absolutamente nada e o dia escolhido para eu começar foi 13 de janeiro. Coincidência? Eu nasci em 13 de janeiro. Mas tudo bem, não vou escrever sobre coincidências. Não hoje.

Dúvida. Sim, na dúvida, vou escrever sobre ela mesma. Embora a dúvida esteja sempre viva para o próximo pequeno segundo à frente, vivemos amarrados à certeza. Qual certeza? De quê? Tanto se pesquisa, tanto se estuda, mas quanta coisa ainda a ser respondida e quantas respostas que criam novas perguntas. Certeza mesmo só do fim, ou você acha que não? Não?

A verdadeira sabedoria está na dúvida e não na certeza. Aristóteles escreveu sobre isso bem antes desse meu texto. Uma criança de poucos anos que não cabem em uma mão cheia pode fazer simples perguntas para deixar muito pesquisador chateado. Veja no exemplo uma conversa séria de pai para filho que presenciei recentemente:
- Pai, por que os dinossauros não existem mais?
- Filho, veio uma bola de fogo do céu e queimou tudo e eles morreram.
- Não entendo o porquê do papai do céu mandar a bola de fogo e eles morrerem! Por quê?
Sim, é um exemplo infantil, mas dúvida genuína é sempre infantil, acabou de nascer. Em seguida ela nos move ou nos paralisa. Ou então fingimos estar dominando a dúvida só enquanto podemos ter certeza da sua resposta. Não, não estou falando de dúvida que o Google pode responder, estou falando de dúvidas sérias. 

Faça uma lista das suas dúvidas e certezas na sua vida, coisa rápida. Seja sincero. Não fique em dúvida, mesmo que sua lista precise estar escondida dos outros. Não confunda essa reflexão com irresponsabilidade, ou seja, vou largar tudo e viver na dúvida. Faça a lista. Descubra suas dúvidas. Elas podem te dar certeza de algumas boas coisas! 

Nenhum comentário: