Bom, como não estou muito inspirado para postar algo meu, divulgarei aqui alguns eventos literários pelo país.
FESTIVAL AMÉRICA DO SUL, CORUMBÁ (MS)
http://www.festivalamericadosul.com.br/
Criado em 2002, o seu principal objetivo é criar um circuito cultural entre o Brasil e países vizinhos. Um panorama de manifestações artísticas e pensamentos de solidariedade e união sul-americana. Assim, o Festival nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América do Sul.Desde então ele vem cumprindo seu papel. O Festival fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade sul-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas culturais de vanguarda e talentos folclóricos e artísticos do Brasil e seus vizinhos, difundindo a história dos povos sul-americanos às novas gerações de estudantes.
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
http://www.feiradolivro-poa.com.br/
Histórico: é uma das mais antigas feiras literárias do país. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo. A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. E, no dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.
JORNADA DE LITERATURA DE PASSO FUNDO (RS)
http://www.jornadadeliteratura.upf.br/
Histórico: "O projeto inicial das Jornadas de Literatura, nos anos 80, representou a eclosão de um movimento político-cultural de abrangência nacional. Os tempos do arbítrio mostravam exaustão e, em contrapartida, a sociedade organizava-se na busca de uma nova alternativa de país, amparada na democracia e na justiça social. No que se refere à iniciativa de Passo Fundo, tratava-se de mudar as coisas pela via da leitura e da formação de leitores, retirando o livro dos círculos restritos da intelectualidade e colocando-o nas mãos de milhares de leitores. Nesse sentido, desde o seu início, as Jornadas, mais do que o encontro entre leitores e escritores, consolidaram-se como verdadeiras celebrações do livro, da leitura e da literatura."
BIENAL DO LIVRO DA BAHIA
http://www.bienaldolivrobahia.com.br/www/site/pages/home.php
Em sua última edição, em 2007, reuniu cerca de 350 expositores, entre editores, livreiros, distribuidores de livros, jornais, revistas, entidades e órgãos ligados ao livro, com recorde de público de 254 mil visitantes. Um evento voltado para toda a família, com atrações organizadas para atrair o interesse de pessoas de todas as idades, interesses e classes sociais. A próxima edição será em 2009.
Um comentário:
Não se esqueça do Festival de Livros de Cordero - ou Cordeirópolis Book Festival. O interior de São Paulo é recheado de feras, em livros e lápis, meu chapa.
Postar um comentário