quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"Ter Pertença"


“ter pertença”

um dia, a conversarem comigo
sobre coisas miúdas,
(estas coisas ajuntadas no momento)
me disseram que eu tinha pertença
por coisas simples.

eu nunca pensei na palavra pertença
deste modo...
as palavras têm caras diferentes,
para quem fala e para quem as escuta.
(é preciso ter cuidado com elas!)
“ter pertença” explica para mim
muitas coisas que não tinham palavras
para serem ditas.

ter pertença,
pertencer,
sem saber... pertencer.
estar envolvido,
comprometido,
ser,
ter...
é querer a responsabilidade do mimo,
do trato,
da comoção.
sentir a mesma dor,
sentir o mesmo amor
e chorar a angústia e a alegria.

“ter pertença” ao chão,
à chuva,
as coisas carregadas pela chuva,
à noite,
ao choro,
ao sorriso,
à compreensão, mesmo desatinada,
ao senso relativo e imparcial,
à humildade de saber que, no fim,
todos serão iguais aos passos lentos
daquele que não pode mais
o voo de garça ou ao passo rápido,
que no caminho alcançou e carregou
aquele que só podia admirar o horizonte.

ter pertença é cuidar do pertencido
como se cuida de um pássaro na palma da mão.
(querê-lo preso,
mas ter as mãos abertas permitindo a viagem...)
é este amar profundamente com os olhos,
emocionar-se com as pequenas e grandes coisas,
com a imagem daquele que chora
com os filhos nos braços,
daquele que traz no rosto a agonia do percurso,
daquele que, mesmo sendo nada,
se joga no combate,
daquele que aceita o desígnio,
o julgo e segue ao cadafalso.

ter pertença...
amar, simplesmente, por amar
(sentir no coração a humanidade).

[daufen bach.]


Nenhum comentário: