sábado, 10 de maio de 2014

Convidada Lucimar Rodrigues


Tenho observado que nós, mulheres, guardamos, acumulamos muito mais coisas que os homens. Por que será? Somos muito apegadas, cuidadosas, ciumentas? Não sei. A verdade  é que em todos os lares, as mulheres são donas de todos os armários e guarda-roupas da casa, restando aos homens, uma ou no máximo duas portas, para que disponham e organizem seus pertences. E eles o fazem com maestria, com raríssimas exceções, é claro. E nós, mulheres, seguimos comprando roupas, sapatos, bolsas, milhões de bijuterias, joias, echarpes, lenços, maquiagens. Estamos sempre nos presenteando com algum mimo, afinal, ninguém é de ferro e as tentações do consumo são inevitáveis.
E, convenhamos, o universo feminino é tão colorido e tão deliciosamente cheio de odores e prazeres. Creio que por mais que se fale em desenvolvimento sustentável e em consumo consciente, por muito tempo ainda continuaremos a perder, não só a cabeça, mas o corpo inteiro, diante de uma vitrine charmosa. Somos assim. E, no fundo, nossos companheiros aprovam, caso contrário, já teriam feito suas revoluções domésticas, içado bandeiras de dominação e posse para reivindicarem uma “porção” maior dos nossos “closets”.
Por outro lado, percebo um aumento na generosidade feminina, quase na mesma proporção em que compramos, fazemos doações para bazares de igrejas, creches, asilos e a qualidade dos produtos doados é excelente. Talvez, no fundo, bem lá no fundo, estejamos ouvindo São Francisco de Assis quando dizia: - irmãos, é dando (doando) que se recebe.
Praticamos o “feng shui” liberando nossos “closets” de roupas não usadas há muito tempo ou que pacientemente aguardam que suas donas joguem fora aqueles indesejáveis quilinhos extras ganhos nas festas juninas do século passado.
Hoje, convido a todos vocês, amigas e amigos,  donos de duas portas de armário que lhe couberam em uma casa gigante, a fazerem uma faxina e retirarem sapatos, camisas listradas, meias, ternos,  peças que simplesmente estão lá, guardadas, esquecidas, ocupando um espaço precioso e doarem para a Paróquia São Pedro Apóstolo, Setor “P” Sul. 
É tempo de festas juninas/julinas e a comunidade mantém um bazar diversificadíssimo, fonte de uma boa renda para as obras da Paróquia. Ali elas serão cuidadosamente preparadas e vendidas a preços módicos. Você será duplamente beneficiado, abrirá espaço no seu armário para peças e novas e ajudará a Igreja São Pedro Apóstolo – Setor “P” Sul. Você poderá levar as doações pessoalmente, fazer uma visita e conhecer  a paróquia ou entrar em contato comigo e eu me disponho a tomar um café com biscoitos na sua casa e entregar as doações. Não deixe para depois a arrumação que você pode começar hoje!
Estamos vivendo um tempo de mudança e mudança supõe tirar velhos trajes, vestir-se de “novo” e recomeçar a cada dia.  Um novo tempo se aproxima, aproveitemos para desapegar, libertar-nos dos sentimentos de posse e sermos pessoas livres.
---

Lucimar Rodrigues
lucimarsantosdelimarodrigues@gmail.com


Nenhum comentário: