quarta-feira, 18 de junho de 2014

Primeiro dia de Sol nas Areias de Copa


    Cruz Credo! Pé de pato, mangalô três vezes! Até que enfim essa chuva deu uma trégua Matilde.
    Verdade Fifi. Já estava com saudades da nossa sagrada prainha, a primeira de 2007.
    Ano novo, vida nova, mas as coisas continuam as mesmas. Seu Antônio com sua barraca de bebidas, alugando cadeiras e guarda-sóis a preço de ouro para a gente e de diamante para os gringos, a Jennifer se dourando no sol para agradar os clientes...
A garota de programa, deitada de costas, trajando um biquíni tão minúsculo que faria corar Luz Del Fuego, acena positivamente com o polegar.
    ...e o Brasil na mesma eca.
    Você é muito negativa Fifi — critica Matilde, enquanto se besunta de filtro solar fator 50.
    Negativa? Você não lê jornais? não assiste o William Bonner? Mal o ano começou e essas chuvarada castigando o sudeste. Em São Paulo, o tal do córrego com nome de índio...
    Pajuçara.
    Isso, mesmo! O tal Pajuçara transbordando, alagando tudo quanto é canto e as autoridades prometendo providências para o próximo verão. Há quantos verões a gente houve a mesma história? Maluf, Jânio, Erundina, Dona Marta, o tal de Serra, que nem esquentou a cadeira, todo mundo prometendo solução e o pessoal tirando carta náutica para dirigir barquinho pelas ruas.
    Mas aqui também é a mesma coisa — berrou Seu Antônio lá de sua barraca, abrindo um coco  que um cliente pedira através de um único golpe magistral com seu facão mais afiado que uma espada samurai.
Jennifer, cujo verdadeiro nome era Maria das Dores, esparramada em sua canga na areia, sem elevar um milímetro a cabeça, acena em concordância com o polegar erguido.
    Justamente, concorda Fifi. Pelo menos aqui não enche d’água, mas há quanto tempo prometem  a Baía de Guanabara despoluída?
    É... nisso eu tenho que dar o meu braço a torcer — aceita Matilde.
    Pois é... ano novo, lengalenga velha — Fifi ajeita-se na cadeira de praia, curtindo a vitória na leve batalha de argumentos travada com a amiga sexagenária nas areias de Copacabana.
    Sempre as mesmas promessas! – Grita Seu Antônio.
    Daqui a pouco o Rubinho Barrichello vai parecer na televisão prometendo novamente ser campeão.
    Deixa o menino em paz Fifi!
    Acho que a única coisa que mudou foi esse tempo maluco. Olha só! Tá vendo aquela nuvem chegando ali pelos lados do Forte do Leme? Lá se vai a nosso solzinho. Até São Pedro tá faltando com o palavra.
Jennifer, na horizontal como sempre, abaixa um pouco a parte inferior do biquíni conferindo o resultado do bronzeado e  acena positivamente com o polegar.
    Agora, tem a promessa mais estapafúrdia do ano: o Presidente garantiu que dessa vez o Brasil vai pra frente!
Matilde calou-se. Seu Antônio preferiu atender um casal de gringos a procura de cadeiras de praia. Jennifer exibiu o polegar virado para baixo.

Do livro "Pastel de Vento" (crônicas)
comprar


Um comentário:

André Bortolon disse...

Muito boa! Parabéns, Zulmar.