sexta-feira, 19 de junho de 2015

Vai assistir notícia!

Você já ouviu alguma vez em sua vida uma frase do tipo: “larga mão de ficar vendo besteira na TV. Assiste um noticiário, que assim você se informa do que está acontecendo!” ou então: “Filme? Série de TV? Não, não assisto. Isso não leva a nada. Só vejo mesmo notícia, e para me manter informado!”. Se já ouviu algo parecido com isso antes e ficou sem resposta, aqui vai uma pitada de polêmica para você ver que não é bem assim como se diz...

Primeiro: isso é um papo velho e ultrapassado. Mas isso não impede que alguém, de pouca idade, venha até você e o censure por assistir os seus filmes e suas séries de TV favoritas; certamente essa pessoa não desfruta deste lazer, e quer destruir o seu. Pior: impondo que apenas ‘notícia’ vale a pena de se assistir, é que eu questiono estes cidadãos: a qual parte da notícia você se refere? Qual, ou mais precisamente, quais notícias valem mais a pena de assistir do que um filme (ou do que um episódio repetido de Friends)?

Bem, se optarmos por segmentar o que assistimos de notícias, estaremos dividindo-as por categorias, da mesma forma que aos gêneros de filmes. Exemplo: minha namorada prefere romance à comédia, então não é qualquer comédia que ela assiste. Já um romance... É, mas a notícia tradicional de TV ainda não nos dá essa escolha – tudo é jogado ali, à sua frente. É assim que é decretado o que é notícia; basicamente a mesma que está nos jornais, ou na internet... hum, quase ia me esquecendo que, na INTERNET podemos escolher o tema de nosso interesse – aí sim, justo, podemos selecionar ao que assistir de notícia, e não o que os jornalistas, ou melhor, os donos de emissoras, querem que a gente assista.

No meu caso, há um tipo de notícia que eu não apenas não gosto, como sinto náusea ao assistir: o noticiário político brasileiro. Prefiro, sinceramente, assistir a um filme B de terror italiano. Ou espanhol. Ou do leste europeu, sei lá. Com imagem ruim. Roteiro tosco. Sim, prefiro. Isso que estou para um terror B tanto quanto minha namorada está para uma comédia besteirol americana. Um pouco deprimente, não?

Outro argumento, para eu que sou fã de Star Wars (pode me chamar de nerd, vai!) é que nos filmes ou séries, podemos torcer para o mocinho e quase sempre conseguimos ver o vilão se ferrar no fim, exceto quando algum gênio da 7ª arte resolve imitar o que acontece na vida real - e aí temos Michael Haneke. Que, por sinal, pode ser uma indicação para esse camarada que “só vê notícia”. Um pouco de realidade nua e crua para esse cidadão. Que não precisa ficar atormentado após a sessão, não. É claro que filmes perturbam. Nos fazem pensar. Mas, se você inocentemente sentar à frente da sua TV e começar a ver o seu noticiário, metade do tempo que se propõe, falando de corrupção no Brasil, na FIFA, denúncia daqui, denúncia dali, suborno, propina, estelionato, desvio de verba... Pode ter certeza que isso sim é o que ATORMENTA. Não o filme do Haneke. Ou do Scorsese. O que se dirá de um mísero Star Wars?

Nossa, como eu queria ter um sabre de luz e desafiar todos esses bandidos que a notícia brasileira nos mostra. Queria ir para qualquer lugar, sei lá, poderia ser a Terra Média também (sim, gosto do Senhor dos Anéis – nerd ao quadrado!). Então, com todo o respeito que os jornalistas deste país merecem - afinal, temos muitos bons jornalistas aqui e no exterior - vamos mudar o foco um pouquinho? Falar mais de cinema, de teatro, de séries de TV? Pode ser até do Chaves. Tá valendo. É melhor rir do seu Madruga fugindo para pagar o aluguel do que assistir a um congresso inteiro que não se mexe. Ou falar mais de esportes, mas de preferência de outras modalidades que não o futebol – uma que futebol já é o assunto diário nas rodas de conversa do brasileiro, e outra por castigo, já que sua organização regente, a FIFA, está seguindo as mesmas ações da política brasileira: roubar, mentir e reinar. Não necessariamente nesta ordem...

Bem, caros leitores, paro por aqui. E que a força esteja com vocês!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom !

Cleide disse...

Parabéns, gostei! Fica difícil fazer comentários com pessoas que entendem muito do assunto...!