quarta-feira, 5 de março de 2008

Panapaná


Curioso? Também fiquei. Eu tinha um dicionário à mão. Talvez você não tenha. Se tiver, não precisa buscar, até o final do texto desvendaremos esta charada.
Panapaná não tem prefixo nem sufixo. E nem crucifixo para quem não souber o significado.
Existe um jogo com centenas de palavras, cada uma associada a cinco possibilidades, apenas uma verdadeira. Os jogadores devem tentar descobrir o significado se não souberem a resposta certa. Este não é um jogo, apenas um breve exercício mental.
Panapaná não tem origem grega nem latina. Não provém do francês, nem do inglês. É produto nacional, do bom. Ascendência tupi. Desta língua aprendemos e guardamos pouco. Ita é pedra. Pira é peixe. Boi é cobra e açu é grande. Só conhece quem se aventura por palavras cruzadas.
Com estas dicas já podemos deduzir que panapaná não é nome de palavra para invento do homem nem de coisa relacionada a modernidades. É coisa da natureza ou de sentimento.
Panapaná apesar de coletivo não se encontra nas cidades. Não é coletivo de transportar pessoas, é coletivo de transportar sonhos.Panapaná não é uma borboleta, é um conjunto delas refletindo a alegria do sol em devaneios coloridos.

3 comentários:

Deveras disse...

Beleza de texto.Muito bom, uma espécie de ode às palavras cruzadas (um dos poucos vívios bons que tenho)

ficanapaz

Mr Ze disse...

Tabém vi no texto uma homenagem as cruzadas e "cruzados" apaixonados pelo passatempo.

Não descobri o que é panapaná. Descobri uma bela crônica.

Anônimo disse...

Precisava para uma prova vlw msm ,mas sei q mtos precisam entam ai vai o significado:

Bras. Bando de borboletas, que migram em certas épocas, formando verdadeiras nuvens.

site: http://www.dicionarioweb.com.br/panapan%C3%A1.html


té mais