terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por que eu escrevo?


Por que eu escrevo? Quer dizer... por que me dou ao trabalho de construir idéias em formato de um texto para expô-lo num site qualquer que não será visto, nem lido e muito menos ouvido?
Me peguei pensando nisso e, consequentemente, sofri mais uma crise de escritor. Fiquei travadão, não conseguia escrever nada. Eu queria me explicar o motivo de gastar tanto a ponta dos dedos e as pestanas nessas linhas mal traçadas que talvez sejam peremptoriamente desprezadas.
E ontem resolvi minha própria charada: escrevo pois é preciso! Quer dizer... escrevo pois eu preciso escrever. Veja: durante um dia inteiro, tenho centenas, milhares de idéias, compreendo o ciclo social e biológico da vida planetária, resolvo as questões metafísicas da humanidade e ainda me dou ao luxo de orquestrar uma nova sociedade feliz e libertária. Daí quando sento para escrever, só lembro daqueles poucos recados que consegui me rascunhar enquanto mastigava o almoço ou abastecia a moto. Percebi, com isso, que preciso me organizar para registrar e oficializar tais idéias que beneficiarão não somente a mim, mas principal e efetivamente ao homem como espécie.
Sei que parece um tanto pretensioso, quer dizer... é pretensioso para caramba, mas é o que sinto quando sorrio ao desenvolver a equação da miscelânea de fatores que antecedem ao fato, qualquer fato. É nessas horas que vejo que minha formação em História na UnB foi preponderante para a percepção da maioria das sensações. Ou seja, é possível que eu seja tão louco que preciso escrever o que penso senão esquecerei no futuro e me transformarei em outra pessoa (como já aconteceu algumas vezes...).
Essa é uma boa resposta para a questão do título. Na verdade, não tenho outra. Ou sugiro novas idéias ao mundo, ou simplesmente organizo minha demência, tanto faz, quer dizer... escrever é preciso, viver não é preciso.

3 comentários:

Glauber Vieira disse...

Boa, Giovani, o texto merece uma continuação, o fluxo de idéias ficoi interessante.

Giovani Iemini disse...

brigado, parceiro.
na verdade, ele realmente tem uma continuação em que ainda tô trabalhando.

[]s

Giovani Iemini disse...

up.