domingo, 1 de maio de 2011

hipocrisia nacional manifestada


Sou subsíndico de um prédio da asa norte que realizará reforma. Em reunião com a Comissão de Obras, fomos informados que o empreiteiro contratado pagou à administração do Plano para aprovar o projeto de construção. Reagi dizendo que aquilo era corrupção, não poderíamos aceitar. Uma membra da comissão respondeu que não via problema algum em utilizar nossa maior capacidade econômica para adiantar a posição na lista de avaliação de projetos. Pirei! Aos gritos, mostrei que aquela atitude era a mesma que desaprovamos em políticos e governantes malandros. A senhora tentou se justificar, afirmando que simplesmente contrataram um “despachante”, como se estivéssemos num terreiro de macumba. Em minha completa indignação, ameacei denunciar o fato caso a situação se firmasse. A tal senhora chorou e esperneou, igual à promotora tão noticiada nesta cidade, mas não arreiguei. Morro lascado mas não me maculo. Decidimos por cobrar explicações do empreiteiro.
Mas o pior estava por vir. Ao final da reunião, a síndica me chamou de lado e falou:”lembra, algum tempo atrás, que recolhemos assinaturas para o projeto de lei da Ficha Limpa?” Nossa quadra fez parte da movimentação nacional para aprovar a lei. “Pois foi essa senhora que trouxe da Unb o projeto para recolhermos assinaturas.” Fiquei pasmo. Estava ali a hipocrisia nacional manifestada. Só pude, então, resmungar entredentes: “precisamos limpar a cozinha antes de reclamarmos do vizinho.”

---

Giovani mora em Brasília, capital do Brasil, no Plano Piloto, que é Patrimônio da Humanidade e protegido pelo IPHAN, mas tá longe de ser um lugar civilizado.

Um comentário:

Glauber Vieira disse...

Cara, sei que não é cristão, mas tem uma frase na Bíblia que resume bem esse seu pensamento: como olhar para o cisco da outra pessoa se existe uma trave em nossos olhos?
Pois é isso que fez a tal vizinha...