sexta-feira, 27 de abril de 2012

Coisas boas sobre Brasília



Aproveitando o recente aniversário de Brasília, seguem algumas informações curiosas sobre a cidade e seus moradores. Brasília é muito mais que políticos!



1 – Algumas das mais criativas iniciativas literárias e artísticas em geral nasceram em Brasília: Mala do livro, açougue t-bone e Loucos de pedra. O açougue T-Bone, na Asa Norte, promove eventos literários quase todo mês e montou minibibliotecas em pontos de ônibus da própria Asa Norte: a Mala do Livro, criada por uma bibliotecária da cidade, consiste em uma pequena estante fechada que fica na casa de voluntários, e que disponibilizam os volumes para a vizinhança (existem Malas do Livro em algumas estações do metrô também); por fim, o grupo Loucos de Pedra, que fez mosaicos de poesias em um trecho de calçada na quadra 509 Sul, próximo ao Espaço Cultural Renato Russo.

2 - Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987, com apenas 27 anos de fundação, tendo em vista dois critérios: “representar uma obra-prima do gênio criativo humano” e “ser um exemplo notável de um tipo de edifício ou conjunto arquitetônico, tecnológico ou de paisagem que ilustra fase significativa na história da humanidade” (Fonte: http://whc.unesco.org/en/list/445);

3 - A ponte JK (mais conhecida como terceira ponte) foi considerada pela Sociedade dos Engenheiros do estado da Pensilvânia (EUA), como a mais bela das pontes construídas em 2002.

4 - Alguns dos maiores corredores do Brasil vieram da capital: Joaquim Cruz (campeão olímpico em 1984) é de Taguatinga, onde começou a carreira e viveu até os 18 anos; como ele, Marilson Gomes dos Santos (vencedor da São Silvestre em 2003 e 2005); e a primeira mulher brasileira a vencer a corrida de São Silvestre foi Carmen de Oliveira, de Sobradinho, em 1995.

5 - Kaká nasceu no Gama e o zagueiro Lúcio em Planaltina; o primeiro saiu cedo da cidade, mas Lúcio iniciou a carreira no Distrito Federal, de onde só saiu aos 19 anos.

6 - Alguns dos maiores representantes da música brasileira nasceram e/ou começaram a carreira em Brasília. Alguns exemplos: Ney Matogrosso, Fagner, Oswaldo Montenegro, Zélia Duncan, Cássia Eller, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts e Câmbio Negro.

7 - Oscar, maior atleta de basquete no Brasil, começou a carreira em Brasília, aos 13 anos, no Clube Unidade Vizinhança.

8 - Dois dos mais conhecidos jornalistas do país criaram-se em Brasília: Ana Paula Padrão e Tadeu Schmidt (irmão de Oscar);

9 - O parque da cidade Sarah Kubitschek é considerado o maior parque urbano do mundo; para comparação, é duas vezes e meia maior que o Ibirapuera, em São Paulo e ainda maior que o Central Park, em Nova York; às margens do lago ali existente, Renato Russo teria composto um dos maiores sucessos da Legião Urbana, “Eduardo e Mônica”, o que motivou a construção de uma escultura em forma de violão no local.

10 - A clássica canção “Água de beber”, de Tom Jobim, foi composta em Brasília. A inspiração foi uma mina de água existente ainda hoje no Museu do Catetinho. Ao indagar a um candango que água era aquela, o homem respondeu: “é água de beber camará”, dando origem ao seu famoso refrão.

11 - O bina foi inventado em Brasília, em 1977, pelo eletrotécnico Nélio Nicolai.

12 - O mastro da bandeira do Brasil, em Brasília, suporta a maior bandeira hasteada permanentemente do mundo. Possui 100 metros de altura e é formado por 24 tubos de aço, visto que 24 era o número de estados (mais o DF) existentes na época da construção – início da década de 70. A bandeira mede o tamanho aproximado de uma quadra de esportes, e é trocada em solenidades mensalmente.

2 comentários:

silvioafonso disse...

.



Eu também acho Brasília uma
graça. Só discordei do símbo-
lo da cidade por causa da
maioria dos políticos; ao
invés de um avião deveria
ser um camburão.

Glauber Vieira, eu nem sei
se deveria dar palpite num
texto tão bem elaborado,
principalmente sem ter sido
convidado.

Um abraço,

silvioafonso






.

Glauber Vieira disse...

Que é isso, Sílvio? O objetivo é esse mesmo, comentar, criticar, elogiar, opinar... Um abraço!