quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Convidada Vivian Aurora de Moraes Bragagnolo




O que dizem os cabelos




Fecho o portão da minha casa, quando vejo uma mulher completamente careca, sem qualquer lenço, boné ou chapéu que lhe disfarce a calvície, certamente gerada por um câncer.
Espero não ter câncer.
Mas se tiver, serei como esta mulher: corajosa, transparente, e linda, apesar da falta de cabelos.
Ela é magra, veste-se bem, nota-se que não se cobre não por falta de vaidade, mas por consciência da própria beleza desnudada.
Ela é branca. Será que é loira, morena, ruiva?
Vejo sua interlocutora. Tem cabelos alisados. Isso eu não faria com os meus. Logo a de cabelos alisados se despede e atravessa a rua, para cumprimentar a outra vizinha. Aquela, sem cabelos, se recolhe à casa. Talvez sinta um pouco de enjoo. Talvez só queira descansar.
A alisada se aproxima de uma senhora de muita idade que pinta os cabelos escandalosamente de um preto azul.
Quando envelhecer, deixarei meus cabelos branquearem todinhos. Eventualmente, pode ser que os pinte de loiro. Cabelos amarelos ficam bem em gente velha.
Mas talvez, se eu tiver câncer, nunca chegue a ser velha.
É nisto o que a moça bonita e sem cabelos está pensando, deitada, enquanto tenta ler um bom livro, sem sucesso. Quantos anos viverá? Os médicos fizeram um bom prognóstico, mas é difícil chegar tão perto da morte a ponto de tocá-la.
Do outro lado da rua, a alisada e a tingida fazem fofocas, falando da vida de uma mulher com cabelo afro que mora nas redondezas.
Uma coisa que certamente não tenho é cabelos afro, porque não sou negra. Mas jamais me quedaria em conversas sobre os cabelos “black power” de ninguém.
Uma mocinha passa de bike, fones nos ouvidos. Não ouve a fofoca, nem a observação de que hoje em dia a juventude anda perdida, pintando o cabelo de azul.
A menina de cabelos azuis chega até a esquina, passando por uma religiosa de cabelos infinitamente longos, trançados, que conversa com uma colega de escola, de cabelos curtinhos. Elas acham legais os cabelos azuis da ciclista.
Acho que vou aparar as pontas neste sábado.

---

Vivian Aurora de Moraes Bragagnolo

Um comentário:

edweinels disse...

Excelente, Vivian. Parabens!