segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Convidado Sanjo Muchanga

Senhor Doutor!


Quem disse que camponês não é pessoa
Me desculpe senhor Doutor, pela mágoa
Mas é de mim que vem o arroz e o trigo
Banhado do suor do seu humilde castigo.

Pés descalços, roupa roxa e roto de lama
Produzindo o seu precioso orgulho da alma
Nos campos do algodoeiro e nas planícies do arroz
Lá acompanho a minha força que me foz.

A cada chicotada das tuas oficiosas palavras
Que denigre a minha honra de ser camponês
Só porque me falta a dicionário e o alfabeto inglês
São mentes como a sua que nos mata lealmente.

Quando sentimo-nos sem valor e nem socialmente
Porque da terra somos pessoas escravas das lavras.
Se não, senhor Doutor dai-me a minha euforia
Para cantar em sintonia da sua alegria.



---
Sanjo Muchanga

Nenhum comentário: