quarta-feira, 1 de maio de 2013

O melhor juiz é o tempo.

Queria ver minha vida como nesses filmes que mostram o que aconteceria se eu tomasse outras decisões. Eu seria mais feliz, bem sucedido, rico? Eu seria diferente? Talvez até me arrependesse de ter seguido este caminho que me trouxe aqui. Para Fernando Sabino, “O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove”. Sou melancólico, mas confio no tempo, ele é o melhor juiz.
O tempo não mente, como pessoas, nem envelhece, como as coisas.
O tempo é justo. Sempre haverá tempo para mudanças, para evoluir, melhorar, mas sem esperança, o tempo é finito.
Às vezes sinto saudade do tempo em que era criança, das pessoas que se foram, dos amores que perdi, dos amigos que se dispersaram, dos trabalhos que realizei, dos lugares que conheci... mas me felicito por poder ter vivido esses tempos.
O tempo não é linear, é cíclico. O que foi antes será mais uma vez, mas diferente, acrescido de tempo e, se permitido, de sabedoria.
Só há uma coisa que o tempo não cura: a saudade. Mas ele a transforma de dolorida em algo bom, gostoso, quase necessário. Se não há saudade, não houve sentimento e, sem emoção, o tempo foi inútil.
O tempo tem religião, lei, política, moral, ética e valores. Para Nietze, “as convicções são cárceres”, só há algo que liberta: o tempo. Ele limpa a mente e cria a paz. O tempo cura, caso esteja calmo, mas também amargura, se estiver em falta.
Com o saber, o tempo é próspero. Sem ele, é desgastante.
O julgamento do tempo não te avalia nem critica, ele ensina. Se não aprende com o tempo, foi tempo perdido.
Não se deve gastar o tempo, pois ele não te pertence, mas se ainda assim quiser perder tempo, que seja com algo sincero e prazeroso, esse é o tempo de reconstruir os pilares essenciais para o tempo vindouro.
Tempo não é dinheiro. Dinheiro se ganha com o tempo.
O tempo é maduro, não brinca com bobagens, e também infantil, passa rápido.
É generoso, como as ideias, e não é volátil, como as vontades.
O tempo, contudo, é variável, como as idades de nascer, crescer, procriar, descansar e morrer.
O tempo pode ser horrível, caso se precise dele, pois correrá a velocidade da luz, mas pode ser perfeito, caso se esteja no período correto. Não deixe pra depois, o tempo não espera.
O melhor juiz é o tempo. Não é ele quem te julga, é você, se aprendeu algo com o tempo.

4 comentários:

Glauber Vieira Ferreira disse...

Bacana, cara, bem reflexivo. Tb compartilho dessa opinião.

Sandra Fayad disse...

"O tempo é finito" e como! Quantos bons projetos o tempo barra e quantos tem que ser executados com rapidez para que o tempo permita tornarem-se conhecidos. Parabéns ao meu amigo, o filósofo Giovani. Beijo

Maria Júlia Pontes disse...

Muito reflexivo o seu texto, vejo nesse texto uma verve diferente dos seus. Gostei muito.

DBS disse...

Excelente! Ah, o tempo....

Parabéns pelas palavras! :)