quarta-feira, 19 de março de 2014

Pesquisa para a aula de Jornalismo

João Miguel estava devendo essa para seus colegas. Sexta-feira seria o prazo final de entrega do trabalho para sua aula de “Conceitos e Gêneros do Jornalismo”, e ele, de novo ele, não tinha feito a sua parte, que seria a de conduzir pequenas entrevistas com dez pessoas sobre determinado tema previamente escolhido por seu grupo. A bem da verdade, João Miguel não lembrava nem se dez era o número certo de pessoas, ou cinco, ou quinze.
Então JM mandou um torpedo para Flávia, sua colega e também a pessoa que JM tinha maior afinidade no grupo, para saber o número certo de entrevistados. Flávia respondeu: “Três. Pode fazer só três que completa o que falta, Miguel. Para hoje, belê?”. “OK” pensou JM, que foi depressa do trabalho para a Faculdade, sem direito a lanche nem nada, disposto a fazer as entrevistas que faltavam lá mesmo em, quem sabe, uma hora – ou o tempo que desse antes de sua aula-apresentação começar.
Já no Campus, JM sentou-se num banco próximo à praça de alimentação, numa hora intensa de movimento de pessoas. JM queria escolher a dedo quem seriam os entrevistados para suas perguntas, que, diga-se de passagem, iam direto ao ponto. O assunto? Bem, este estava bem evidente já na primeira pergunta formulada por JM: “Você concorda com a realização da Copa do mundo no Brasil em 2014? Por quê?”. A segunda pergunta, JM pensou, pensou e pensou por uns dois minutos inteiros e não conseguiu formular nada. Na verdade, JM achava que esta primeira questão já era muito abrangente e decidiu por conta e risco utilizar só ela para a sua parte na pesquisa.
O que se segue agora é uma breve apresentação de cada um dos três entrevistados, e as suas respectivas respostas para a entrevista “valendo nota” de JM, ou melhor, do grupo de JM (repare que algumas informações que vocês verão aqui entre parênteses foram editadas para apresentação em sala, por decisão unânime do grupo). Segue aqui a transcrição na íntegra destas três entrevistas:

1ª Entrevista
Nome: Adalberto Sebastião Gonçalves de Jesus
Idade: 45 anos
Cursando: Direito
Escolaridade: 3º grau completo (em Ciências Políticas)
Profissão: Assistente de Gabinete do Vereador Adão Burzinski, do PTJS (Partido dos Trabalhadores pela Justiça e Solidariedade).
Filhos: 2 com a esposa, 1 fora do casamento (paternidade assumida após imbróglio judicial)
Casado(a): sim
Pergunta: Você concorda com a realização da Copa do mundo no Brasil em 2014? Por quê?
“Depende. Sim e não.”
Indeciso?
“Não. Concordo em termos, pois um evento desta magnitude a ser realizado em nosso país só poderá engrandecer a nossa pátria e as nossas instituições democráticas; o tempo dirá, mas isto é mais uma demonstração de progresso para o país, e uma vitória para nossos governantes.”
A resposta então é sim?
“Não. Depende do ponto de vista. Mas sim, claro que é um sim. Porém, conforme o andar da carruagem, posso mudar de opinião... Quem sabe?”

2ª Entrevista

Nome: Karin Stéfani da Silva Santos
Idade: 18 anos
Cursando: Moda
Escolaridade: cursando o 3º grau (caloura)
Profissão: Estudante
Filhos: Não
Casado(a): Não
Pergunta: Você concorda com a realização da Copa do mundo no Brasil em 2014? Por quê?
“Sim, sim, eu concordo. Muito maneiro, né?”
Por quê?
“Ah, porque traz dinheiro, né? Os jogador. Os time. Cada jogador lindo né... uns sarado...”
Algum outro motivo em particular, além destes recém-mencionados pró Copa do Mundo?
“Ãh? Como assim?”
A favor da Copa então, só para confirmar...?
“Sim. Sim, super a favor. Vamuuuu Brasil!”

3º Entrevista
Nome: Juliana Tamura Sebastian
Idade: 31 anos
Cursando: Pós Graduação em Linguística
Escolaridade: 3º Grau em Letras com especialização em Inglês; Cursos de Medicina Alternativa em terapia Ortomolecular, Reflexologia Podal, Reiki (e vários outros parecidos).
Profissão: Professora universitária e trabalhadora autônoma.
Filhos: Não
Casado(a): Sim (união estável, sem casamento)
Pergunta: Você concorda com a realização da Copa do mundo no Brasil em 2014? Por quê?
“Agora que já estamos na véspera, minha opinião é... não sei se vale a pena dizer...
Por favor, gostaria muito de saber! É só uma coleta de opiniões para a aula de Jornalismo...
“Tudo bem, OK então. Bem, na verdade sou veementemente, absurdamente contra. O nosso país tem muitas e muitas deficiências, a maioria estruturais, e um governo corrupto que fecha os olhos para a miséria, para a ignorância de seu próprio povo; não podemos ter a ilusão de que um evento desta magnitude irá apagar toda a nossa falta de infraestrutura, de saneamento básico, de escolas, o problema da reforma agrária. As reformas fiscais e tributárias. A burocracia. As filas. A lavagem de dinheiro...”
OK, obri...
“A reforma do Judiciário. As leis que favorecem os políticos. A imprudência. A burocracia. Ah, maldita e atrasada burocracia! O descaso com os deficientes. O salário mínimo – que piada! As favelas. Os menores viciados. Os menores ladrões. A maior idade penal...”
Sim, mas então...
“A desigualdade. A péssima distribuição de renda. Os desempenhos na educação em rankings internacionais. As...”

Neste momento, JM pegou o seu celular e interrompeu repentinamente a gravação que fazia para fingir que atendia a uma ligação. Disfarçou um tempo e em seguida, tapou com a mão o aparelho (torcendo para que o telefone não tocasse de verdade) e disse brevemente à entrevistada: “Muito obrigado. Tchau!”. E se mandou em direção ao prédio de Jornalismo, um pouco tonto, um pouco atônito, pensando em como algumas aparências nos enganam, enquanto que outras, nem tanto... mas JM também lamentou outra coisa, e isto sim profundamente: que ele poderia ter comido um misto de queijo e presunto com ovo e batata palha que a cantina preparava, ao invés de ter entrevistado estas pessoas. E pensou: “Esses benditos trabalhos de Faculdade...”

Um comentário:

Anônimo disse...

... é isto mesmo que acontece no nosso país,tanta gente passando fome, e sem condições nenhuma para viver... E nós na " Copa do Mundo", será que irão descobrir as falcatruas do nosso lindo Brasil ?
" O MAIS BELO TRIUNFO DO ESCRITOR É FAZER PENSAR OS QUE PODEM PENSAR!
PARABÉNS PELA CRÔNICA !