segunda-feira, 24 de março de 2008

No Brasil tudo é festa!

Não resta menor dúvida que o futebol brasileiro é o melhor do mundo. Todos param diante das telas. Cada torcedor com sua fantasia, uniforme, adereços - a caráter! Para os gols a favor: um sorriso, um grito, um pulo, uma gargalhada. Se contra... “ninguém cala o chororo”. No Brasil tudo é festa! Tudo é motivo para comemorar. Haja feriado!

Se eu for fazer uma lista de feriados, passaria dias escrevendo, tenho mais o que fazer. Para um país que têm estampado na sua bandeira "ORDEM E PROGRESSO", você não acha que tem feriado demais? Nem quero entrar em detalhe sobre os ditos prolongados, facultativos, e tampouco os dias enforcados.

Com tantos feriados consecutivos, a Ordem e o Progresso vai ser uma utopia. No ano passado, para a economia do Rio de Janeiro, por exemplo, os feriados da Semana Santa, Tiradentes e do Dia do Trabalho, trouxe um prejuízo em arrecadação de impostos de R$ 180 milhões e um endividamento de R$ 300 milhões para o comércio. “O lojista tem que tomar recursos do sistema financeiro, que cobra, em média, juros de 3% a. m. para cobrir despesas operacionais”. Afirma o presidente do Conselho Empresarial de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro em entrevista a JBFM.

Em 2008, ano bissexto, muitos feriados coincidiram com os finais de semana. Alívio para o comércio, que tem mais oportunidade para faturar, e, também para os trabalhadores que dependem do ciclo de venda para garantir o sustento. Eu não quero defender os “capetalistas”- os que visam apenas o lucro, nem pedir uma reforma no calendário. Pois se não há faturamento desejável por parte das empresas, o desemprego aumenta, não há plano de carreira ou aumento de salário.

A disparidade de renda sempre vai existir enquanto nossos governantes, que já não gostam de trabalhar em dias úteis - quem dirá em feriados - não estabelecerem políticas efetivas para uma programação de feriados que contribuam com o progresso brasileiro.

7 comentários:

edson disse...

Não gostei.Porém, eles não falam das horas extras, da maioria que trabalha nas empresas em dias santos e feriados, bem como sábados e domingos. O pessoal do comércio que trabalha até no intervalo do almoço e cansa de fazer feirões sem ganhar nada. Acho que trabalhamos mundo, Não estou no mundo pra deixar outros ricos ou me matar. Vim pra viver também.

Roberto Hefler disse...

A maioria dos comerciantes são despreparados e hipócritas!
Adotam medidas padronizadas numa época em que o diferencial não está no que se compra, mas em como se compra.
Os principais vilões do desempenho de vendas são: carga tributária estupradora; crédito caro e baixo; atendimento péssimo do comércio em geral...
Achei a crônica muito superficial e simplista!

Anônimo disse...

Melhor você começar a ler revistas como a Caros Amigos, assistir o documentário sobre as Corporações e perder um pouco da ingenuidade.

Lena Casas Novas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lena Casas Novas disse...

Muito grata pelos comentários. Acredito que o texto agora está com o sentido previsto.

Unknown disse...

Eu acredito que a falta de arrecadação no Rio de Janeiro não é devido aos feriados e sim ao toque de recolher, pois em São Paulo o feriado é motivo pra se ganhar muito dinheiro.
GOSTEI do texto tipo jornalístico, beijos linda.

BLOG DO ESCRITOR disse...

Parabéns!
Lindo o seu Blog
Aproveite e visite o meu:

tribunadopovocidade.blogspot.com